Bem Vindo ao Wiki da SACOPAC em Português!

Este é o sítio dedicado à Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa que fazem parte desta rede da SADC..

Sobre a sua criação

A decisão de formar a Organização da Comunidade de Desenvolvimento das Comissões de Contas Públicas da África Austral (conhecida pelo seu acrónimo inglês, SADCOPAC) teve lugar em Maio de 2002 num encontro exploratório que teve lugar na África do Sul, Kimberly por membros das Comissões de Contas Públicas dos Parlamentos dos países da SADC.

A SADCOPAC foi oficialmente lançada em Outubro de 2003 na África do Sul, Joanesburgo num encontro que contou com a presença de 11 Estamos Membros da SADC nomeadamente: Botswana, Lesotho, Malawi, Namibia, Seychelles, Africa do Sul, Moçambique, Swazilandia, Tanzania, Zambia e Zimbabwe. Estatutos temporários foram adoptados neste encontro e a Associação de Comissões de Contas Públicas da África do Sul (conhecida pelo seu acrónimo em inglês, APAC) foi nomeado como responsável pelo Secretariado. Seguiu-se a realização na primeira Conferência e Reunião Anual que teve lugar em Junho de 2004 na Tanzania, Bagamoyo e onde foi tomada a decisão de alterar o Secretariado da África do Sul para a Tanzania. Ainda neste encontro foi nomeado o Comité Executivo e ratificada formalmente a Constituição onde foram definidos os objectivos da Organização.

Missão

A SADCOPC é uma associação autónoma e independente de Comissões de Contas Públicas de Países Membros da SADC que foi estabelecida com o objectivo de promover o apoio mutuo; adoptar a troca de ideias, conhecimentos e experiências; actuar como uma voz reconhecida das Comissões de Contas Públicas na Comunidade da SADC; e, promover a responsabilização (ou em inglês, accountability), boa governação e transparência nos Países Membros da SADC.

Visão

A SADCOPAC deve desenvolver-se para se distinguir como uma organização que empodera os Membros (Deputados e seus Secretariados Técnicos) de cada País Membro para efectivamente cumprir com as suas funções de escrutinio sobre as finanças do sector público assim como promover a boa governação. Mais ainda, a SADCOPAC deve esforçar-se em trabalhar com os Governos dos Países Membros da SADC de forma a ir ao encontro das expectativas das pessoas sobre o que é uma governação saudável e responsável, através do estabelecimento e disseminação de boas práticas, partilha de informação e experiências e, para de forma continua facilitar a eficiência dos gastos públicos através da promoção de práticas de gestão saudáveis.

Mais sobre a SADCOPAC

Para mais detalhes e informações por favor visite o website da organização em www.sadcopac.org ou o Wiki em Inglês em www.sadcopac.wkispace.com

Parceiros

A SADCOPAC é um iniciativa que conta com o apoio de vários Parceiros, de onde se destacam:
EAAPAC Logo.png
WBI Logo.png
GiZ Logo.png